Cartão de Premiação: conheça os principais tipos de cartão e saiba quais cuidados você deve ter na hora de contratar soluções para premiar

Cartão de Premiação - Dicas para contrat

O cartão de premiação é a melhor solução para motivar pessoas e engajar equipes. É o tipo de recompensa mais utilizada pelas empresas para incentivar seus funcionários ou canais de distribuição.

Criados no início dos anos 1990, os cartões se destacam dos outros métodos de premiação pela versatilidade que proporcionam às empresas.

Nesse artigo, você conhecerá os principais tipos de cartão de premiação, quais são as vantagens e desvantagens de cada modalidade e terá acesso às dicas para contratar o melhor serviço.

Os prêmios de incentivo funcionam como reconhecimento para colaboradores que produzem resultados acima da média, ou seja, a recompensa é destinada aos melhores profissionais da sua equipe!

Se quer entender por que o cartão de premiação é a modalidade de incentivo mais utilizada para estimular funcionários, é importante responder essa pergunta: qual é a melhor recompensa?

Para encontrar essa resposta, queremos propor um teste, tudo bem? Então vamos lá! Por favor, pergunte-se:

Qual a recompensa faria eu me esforçar para produzir mais?

Em seguida, faça a mesma pergunta para dois ou três colegas à sua volta.

Você logo perceberá que o "conceito de melhor recompensa” é algo subjetivo que possui significados completamente diferentes, apesar de muitas pessoas serem parecidas.

É a liberdade de escolha que faz o cartão de premiação ser a modalidade de incentivo mais utilizada no Brasil. Com ele, a empresa sempre oferece a melhor recompensa porque cada beneficiário poderá escolher quando, onde e pelo que trocar o valor do próprio prêmio.

 

Cartão de premiação: os principais tipos, suas características e "vantagens x desvantagens" de cada modalidade

Os cartões de incentivo são pré-pagos e permitem aos beneficiários a utilização do saldo para realizar compras em lojas conveniadas e, dependendo do tipo escolhido, os premiados também poderão fazer saques do valor creditado através de caixas eletrônicos no Brasil ou exterior. 

Com tantas opções, é bastante comum surgirem dúvidas na hora de escolher o melhor. Preparamos uma lista para que você possa conhecer os detalhes das principais modalidades. 

  • Cartão de Premiação Rede Própria

São chamados de 'rede própria', os cartões de premiação cuja empresa fornecedora (emissor) é responsável pela emissão do cartão e - ao mesmo tempo - também é a responsável pela formação da rede de lojas e estabelecimento que o aceitarão como forma de pagamento. Esses cartões costumam ser fornecidos pelas empresas de benefício (Ticket, Sodexo, entre outras) e, também são disponibilizados por bandeiras de pagamento com atuação mais regionalizada.

Vantagens do cartão rede própria

  • Custos de aquisição mais baixos, se comparados aos cartões de premiação bandeirados.

Desvantagens

  • A rede de aceitação costuma ser reduzida ou regional e, portanto, o ganhador do cartão de incentivo terá menos liberdade de escolha.

  • Cartão de Premiação Bandeirado

São emitidos por instituições financeiras em parceria com bandeiras internacionais de pagamento e, dessa forma, permitem que o ganhador do prêmio possa fazer a aquisição de produtos e serviços nos estabelecimentos credenciados. Visa e Mastercard são as principais opções.

Vantagens do cartão bandeirado

  • Ampla rede de aceitação. Funcionam no Brasil e no exterior

  • Permitem comprar em lojas físicas e pela internet

Desvantagens

  • Tem custos de aquisição um pouco maiores

  • Encontrar um fornecedor de excelência requer atenção aos detalhes.

  • Possibilitam que o beneficiário do prêmio, saque valores em caixas eletrônicos.

  • Cartão de Premiação Virtual

Modalidade relativamente nova que, de forma resumida, se assemelha a uma conta digital. O beneficiário do prêmio de incentivo terá acesso pela internet a um saldo virtual que poderá ser utilizado para: pagar boletos ou contas de consumo, transferir valores do cartão virtual para c/corrente própria ou de terceiros e alguns oferecem lojas online para comprar com esse dinheiro virtual.

Vantagens do cartão virtual

  • Baixo custo de implantação

  • Elimina custos de emissão de cartões (plásticos)

Desvantagens

  • Valor da premiação fica de posse da empresa contratada, sem garantias bancárias

  • Produtos das lojas online costumam ter preços acima da média do mercado

Premiação por produtividade: possibilidades trazidas pela reforma trabalhista

A reforma trabalhista – Lei n.º 13467/17 - reconheceu que os prêmios para aumento da produtividade devem ser pagos com isenção de encargos trabalhistas e previdenciários.

Veja a seguir a transcrição dos parágrafos 2º e 4º do artigo 457 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

§ 2º  As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário.

§ 4º Consideram-se prêmios as liberalidades concedidas pelo empregador em forma de bens, serviços ou valor em dinheiro a empregado ou a grupo de empregados, em razão de desempenho superior ao ordinariamente esperado no exercício de suas atividades.  

A flexibilização da CLT trouxe segurança jurídica às empresas que estimulam seus funcionários a produzir aquele “algo a mais”.

Como os prêmios não se incorporam ao salário, eles podem ser instituídos ou suspensos a qualquer momento. Isso é grande vantagem competitiva dos sistemas de premiação por desempenho, em comparação com as regras salariais vigentes.

Para se beneficiar dessa flexibilização na CLT, utilize os cartões de premiação nas suas ações de incentivo e aproveite para:

  • Fazer o esforço (para superar metas) ter valido a pena. O prêmio é a recompensa pelos resultados alcançados!

  • Estimular toda a sua equipe a produzir mais. Todos nós desejamos reconhecimento para o que realizamos com excelência!

Utilize soluções de premiação para criar uma cultura de meritocracia. Esse é o momento ideal para vincular "desempenho x remuneração". Em breve você se surpreenderá com novos talentos se revelando dentro da sua equipe. Pode acreditar!

 
 

Você sabia que com fornecedores de cartão ocorre algo semelhante ao que vimos no conceito de melhor recompensa? Empresas e produtos são até parecidos, mas, suas condutas e práticas comerciais têm diferenças que podem comprometer o sucesso do seu programa motivacional.

Dicas para contratar cartões de premiação com mais tranquilidade

Com a aprovação da reforma trabalhista surgiram novos players, trazendo muita inovação para o mercado. Infelizmente, alguns também trouxeram práticas comerciais que podem ser consideradas abusivas. Outros chegam a cometer ilegalidades mesmo! 

A seguir, listamos algumas práticas que devem ser observadas com maior cautela

Prazo de Validade da Premiação

Não existe prazo de validade para resgate ou utilização dos prêmios de incentivo. Algumas empresas utilizam a lei 5768/1971,  que trata expressamente sobre promoções comerciais, para estabelecer um prazo de validade para a premiação. 

Ao final do "prazo de validade", o saldo existente é retirado do cartão e, quando isso acontece, o recolhimento ao "Tesouro Nacional" estabelecido na lei promocional pode estar sendo usado para aumentar os lucros da empresa que fornece os cartões.

Essa é uma prática ilegal que você não deve aceitar. Existem casos em que essa informação é omitida pelo fornecedor no momento da contratação e sequer consta em algum documento ou contrato. Fique atento!

Mensalidade/anuidade para manutenção dos cartões

A cobrança de mensalidades é antipática, mas não é ilegal! O ideal é que, tanto sua empresa quanto os usuários do cartão, sejam informados de todas as tarifas e seus respectivos valores.

O problema é que, como as tarifas são descontadas no saldo do cartão, e nem sempre essas informações são passadas de forma clara, você só fica sabendo das tarifas quando algum premiado reclamar. É uma prática abusiva que, ainda, pode criar algum constrangimento com o ganhador da premiação.

Então, como evitar essas surpresas desagradáveis?

Com uma análise mais cautelosa, você pode evitar aborrecimentos. Peça informações sobre todas as tarifas (tanto as pagas pelo contratante quanto as que são cobradas diretamente no cartão). Consulte fontes públicas de informação e avalie com atenção o seu fornecedor.

O site Reclame Aqui é uma das fontes de informação disponível. É lá que muitos usuários de cartão de premiação se manifestam quando se sentem lesados de alguma maneira. Verifique se o fornecedor que você pretende contratar possui boa reputação e, ao fazer uma consulta, lembre de pesquisar tanto pelo nome da empresa, quanto pelo nome do cartão.

Esse é um cuidado prático e fácil de fazer que pode evitar transtornos para você, para sua equipe ou para o relacionamento com beneficiários da premiação.

Passo a passo para escolher o melhor cartão de premiação

Os cartões são utilizados para reconhecer funcionários de empresas de todos os portes e segmentos de atuação. O que todo projeto de incentivo tem em comum é: tem a intenção de aumentar a produtividade e premiar os melhores profissionais da sua equipe.

Considerando a importância estratégica da premiação, na hora de contratar um fornecedor lembre-se:

  • A melhor recompensa é aquela que garante liberdade de escolha para o ganhador

  • A legislação trabalhista permite que os prêmios sejam pagos com habitualidade e com isenção e encargos trabalhistas e previdenciários.

  • Informe-se sobre a existência de tarifas e se há prazo de validade para o beneficiário utilizar a premiação recebida.

  • Pesquise redes sociais e sites como o Reclame Aqui para verificar a reputação do fornecedor que pretende contratar.

E aí, preparado para escolher com tranquilidade o melhor cartão de premiação?

Para conhecer os cartões de premiação bandeirados que nós já selecionamos com fornecedor de alta reputação, preencha o formulário e receba os detalhes diretamente no seu e-mail.

Achou que esse artigo pode interessar algum contato?